quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O FOCO - PARTE I




NÃO PERDA O FOCO

I  PARTE
"Espera-me um pouco, e mostrar-te-ei que ainda há razões a favor de Deus. " Jó 36.2

                        Jesus certa vez advertiu seus discípulos que “respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;” (Mateus 24.4), assim também vemos o apostolo Paulo aos colossenses 2:4 ao 23 “E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. ....., mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”
            Da mesma forma, a Bíblia contém aproximadamente trezentas profecias pelas quais podemos saber que o fim dos tempos chegou; a grande maioria dessas profecias já se cumpriu, ou o palco já foi preparado para o cumprimento delas. Você pode pensar que muitos pastores, que crêem na Bíblia, deveriam estar no controle desta situação, apontando para os membros de suas igrejas a hora avançada em que nós encontramos e que devemos redobrar nossa vigilância, em toda a maneira de viver, mas esses homens encontram-se calados por uma série de motivos, sendo um deles a eficácia do galardão que querem ganhar na terra,  com ajuntamento de  multidões dentro de seus templos escondendo-lhes a verdade, enganando  e sendo enganados, com  finalidade  de instalar-se na galeria  da historia de sua Igreja,  com desejo de glória para si mesmo.
            O crente salvo neste mundo tenebroso sofre pela verdade, e a verdade estar nos que crêem em Cristo Jesus, enquanto Buda, Alan Kardec, etc. Se isolaram nas montanhas e desertos buscando encontrar-la, Jesus se apresentou aos discípulos e a multidão: “ Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Quando Jesus morreu na cruz, ele sabia e acreditava, que só mesmo sua morte poderia salvar o homem, para isto havia uma exigência  a este homem, e esta estava em seu livre arbítrio. Deus nos mostrou o caminho através de Jesus, Deus nos deu a direção, e revelou nosso destino: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6).”
            Enquanto você ler esta mensagem muitos já se deixaram perder pelo caminho. A Bíblia nos ensina que os cristãos devem estar  equipados com a Bíblia e com o Espírito Santo para discernir o tempo em que vivem, “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo” (Eclesiastes 8:5). Se existe o caminho, por que escolher um atalho? Imagine se Cristo optasse por um atalho para sua chegada  na cruz ou no Getsêmani, e se estivesse resistido a prisão? eu ainda era aquele pecador sem esperança de vida eterna.
            Ouvi uma historia de uma certa Ilha, alguém desejando trazer recursos para o povoado local e  sugeriu que fosse colocado um Grande Farol a sua margem. Aquele Farol teria finalidade principal de identificar sinal de vida naquela Ilha, que contribuiria como local de descanso aos marinheiros e viajantes que passando por ali, durante a noite ancoravam naquele porto para pernoitar, sempre quando isto acontecia no dia seguinte o local ficava movimentado porque alguns moradores se aproveitavam para vender especiarias ou algo parecido  para os viajante. Isto se repetia quase sempre tornando-se já uma rotina dos marinheiros e dos viajantes em alto mar que sinalizavam sua rota por aquele Farol a quilômetro  de distância,  para agora, vender ou trocar objetos. Aquela Ilha se tornou movimentada ao comercio marítimo e todos se orientavam por intermédio do Farol colocado a sua margem, com o passar dos anos o Farol veio a se danificar, mas como a situação havia se tornado frequente,  os viajantes não se preocupavam mas com aquele Farol e não davam a devida atenção como antes, para ancorar no porto, já havia se acostumado a rota, outros passaram se orientar pelas estrelas até ali, etc. De vez enquanto  alguém comentava de consertar o Farol, mas isto já não significava necessidade primária para a Ilha, os que necessitavam de chegar até a Ilha  e se ancorar ao porto deveriam ter cuidado com os obstáculos, os recifes, as rochas, principalmente quando a maré estava baixa. E por se preocupar cada dia com o movimento do comercio na ilha e negligenciar a presença do Farol, a situação tornou-se pertinente a mudança de novos métodos de como chegar a Ilha, não se percebia quantas vidas e embarcações estava naufragando  ou ancorando no fundo do mar na tentativa de chegar ao porto.
            Deus nunca deixou o homem desamparado na terra, porém a maneira de vida do homem ficou a cargo de seu livre arbítrio ou livre escolha, no momento de decisão  este homem tem como orientação a palavra de Deus para consulta.
Salmo-119.105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
            Colocada em prática esta verdade bíblica, nós obreiros estaremos fundamentado na palavra para uma saúde espiritual perfeita da Igreja de Cristo na terra, indicando-a pelo caminho conforme ( I Pedro 5: 2) “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; ” assim, prosseguimos com a consciência limpa diante de Deus cumprindo bem o nosso chamado.
            Considerando os primeiros Cristãos em Jerusalém que eram reconhecido pela sua forma de andar  e proceder e que em meio a perseguição não negavam o nome de Jesus colocando em risco a sua própria vida, nem as prisões, nem a força da espada conseguiram calar a voz dos que realmente eram fiel, “e sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26).
Em meio a liberdade que temos para propagação do evangelho somos inibido por um mundo de vaidade e pecado, e os que insistirem permanecer no primeiro amor devem Procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, mesmo que os seus próprios irmãos lhe chamem de santarrões, fanático ou crente bobo, você deve manejar bem a palavra da verdade para continuar ser um bom Cristão. O  grande General Alexandre, o “ALEXANDRE O GRANDE,” homem de guerra e temido por seus inimigos, um certo dia ficou sabendo que um de seus soldados estava se acovardando da batalha, mandou chamar o soldado a sua presença, e ao chegar a sua presença, o soldado se apresentou: “Soldado Alexandre se apresentando!”, admirando o General por possuir o mesmo nome que o seu, falou ao soldado: “Eu sou o Grande General Alexandre, você terá que mudar de “nome” ou mudar de “atitude””.
            Nestes últimos dias são muitos os que se dizem cristãos, os políticos; os jogador de futebol; artista de televisão e apresentadores; modelo de revista de nudez, etc. sempre voltado a seus desejos carnais e vaidade que este mundo oferece, perdidos pelo Caminho (Cristo). Estamos vivendo o que a Palavra de Deus tanto condena em Romanos 12:2 - "não vos conformeis com este mundo...", em outras palavras: “não tomeis a forma deste mundo”.  Hoje está sendo difícil distinguir o crente do não crente. E pensar que os nossos irmãos no passado foram chamados de CRISTÃOS porque se pareciam com CRISTO na forma de proceder e falar, hoje com quem se parece tantos, Ou nós mudamos de nome (Cristão), ou nós mudamos nossas atitudes, a palavra de Deus ainda é a mesma, e por esta mesma palavra, apelamos aos que querem permanecer fiel, não deixe escandalizar a noiva de Cristo, a Bíblia nos diz  “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve” (Malaquias 3.18).
            A quem podemos atribuir esta situação que a cada dia evolui contaminando a Igreja?  Ao tempo profético? Sim, mas não devemos permanecer calado vendo a praga tomando conta da congregação, esta profecia não deve ter cumprimento em nossa vida e nem a nossa família, se você considera a Igreja e o verdadeiro templo de Deus, esteja vigilante a mudança de comportamento do homem, e esteja atento a palavra de Deus em sua vida, “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” hoje, para muitos, o que era pecado, já não é mas, e estes muitos, até se levantam em defesa dele, temos visto Pastores, denominações, tornarem-se acolhedor dos chamados “Pecado mínima coisa”, assim também desencadeando estes na vida  da Igreja, desconsiderando a palavra como “lâmpada aos seus pés e luz ao seu  caminho”. Saiba irmãos, que a  ignorância para nós não é desculpa para não conhecer os tempos proféticos, mesmo que seu Pastor se recuse a ver e ensinar a verdade, você ainda será considerado responsável por ela, e pela sua própria vida espiritual diante de Deus.
            Quando a palavra de Deus nos diz: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras .” (I Tm 2:910), considere a palavra como luz ao seu  caminho, e seja grandemente abençoado vivendo pela palavra, e de igual  modo quando lemos em Deuteronômio 22.5 “não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.” São conduta adotadas por Deus e que devemos respeitar para que estejamos bem diante do Senhor. Se levantarmos contrário a estas condutas é ignorarmos a palavra como lâmpada e luz ao nosso caminho, se levantarmos com  Justificativa de que Deus se importa só com o que estar no coração, é confessar que estamos invertendo os valores da palavra da verdade.
            A roupa faz parte da personalidade daquele que a usa e por isso devemos respeitar tal costumes nas Igrejas. Lembro-me quando estudava teologia em um instituto em Campinas-SP, em uma aula de teologia dos obreiros, um pastor se apresentou dando o seu nome e o de sua denominação, dizendo ter 30 anos de Pastorado, mencionou que conhecia muitos Pastores que tinha seus filhos desviado e preso por que estes ensinavam que não podiam ir ao campo de Futebol torce pelo seu time, fazer isto ou aquilo, etc. Continuou o Pastor: “Eu, dirijo uma oração com os meus filhos, e me curvo aos baralhos e jogo truco com eles, e outras coisa mas, que mal tem nisto?  Até hoje meus filhos estão na Igreja, não estão desviado.” Nesta época no Rio de Janeiro estava sendo lançado a moda de mini-saia para os Homens, assim também do brinco na orelha, eu pedi a palavra e disse: “Pastor com todo respeito pelos seus trinta anos de Pastorado, mas digamos se a moda no Rio de Janeiro pegar, e nós continuarmos ensinando assim para a Igreja, no espaço de 10 a 15 anos, nossos obreiros ou nossos jovens estaram de mini-saia e de brinco em nossos cultos, e  mesmo assim eles não estaram “desviados” por que estaremos considerando os tais como membro do corpo de Cristo” .
            Ë assim que a Igreja caminha na mão de Pastores que faz de sua chamada uma profissão, esquecem da Palavra, esquecem do Farol, e faz da Igreja um cabide de emprego.
            A roupa faz parte da personalidade daquele que a usa, por isto devemos respeitar a palavra de Deus e continuar ensinando os bons costumes por intermédio dela. A Palavra nos diz: (II Samuel  13: 18,19) “E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis); e seu servo a pôs para fora, e fechou a porta após ela. Então Tamar tomou cinza sobre a sua cabeça, e a roupa de muitas cores que trazia rasgou; e pôs as mãos sobre a cabeça, e foi andando e clamando”; Ainda, (Atos 12:21) “E num dia designado, Herodes vestido de trajes reais, sentou-se no trono e dirigia-lhes a palavra”; outrossim, (II Reis 1:7,8) “ E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.”
            Dirijo-me, aos meus amigos Pastores companheiros de Ministério, não devemos se esquecer  de ser orientado pelo Farol para chegarmos ao atracador do Porto Seguro. (Provérbio 27:23) “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos” . Lembro-me quando pregava em uma determinada Igreja, uma mensagem baseado nos “Atributos” de Naamã, exarada no livro de II Reis 5.1  “E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.”  Após ministrar a Palavra de Deus e o termino do culto, o Pastor local me chamou na secretaria e mas dois obreiros como testemunha e me disse: “Irmão Pinheiro, se for para você Pregar, da forma que você pregou hoje a noite, enquanto eu for o dirigente desta Igreja, você não tem mas oportunidade neste púlpito!”. A bíblia nos diz em Hebreus 11.24 “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,  escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. ”  Alguns  Optaram por continuarem "astros", outros por ser servos... e servos do Deus Vivo.

Pelo Pai, por Cristo Jesus, pelo Espírito Santo e pela Igreja.

Pr. SRN Pinheiro

CONTINUA - PARTE II
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário